Guia Rápido do Slide

Neste guia iremos explicar desde a criação da sua conta no nosso sistema até como você poderá usar o Fottorama Slide para projetar em telões fotos e vídeos postados no Instagram (Stories não são liberadas pela rede social para captura).

Criando uma conta e realizando login

Acesse https://slide.fottorama.com.br e clique em ‘Começar agora’. Você será redirecionado para a tela de login do Fottorama. Caso tenha uma conta, é só preencher seu e-mail e senha para realizar o login. Se ainda não tiver uma conta Fottorama, clique em ‘Registrar-se’ e preencha os campos do formulário.

Submetido o formulário, você receberá um e-mail para confirmar a criação da sua conta. Ao clicar no link do e-mail, sua conta será confirmada e você será redirecionado para a tela de login. Pronto, agora é só realizar o login.

Escolhendo seu plano

Feito o login, clique no botão ‘Criar novo evento’. Caso você tenha contratado um plano mensal, semestral ou anual do Slide, você terá acesso a todas as funcionalidades disponível no produto e não precisará escolher nenhum plano.

Caso contrário, você poderá decidir quais funcionalidades precisa e contratar um plano pontual para seu evento. A tabela abaixo mostra os detalhes de cada um dos plano e quais funcionalidades estão incluídas em cada um deles. Selecione o plano desejado clicando no botão correspondente.

Configurando um evento

Nesta etapa, vamos exemplificar a criação de um evento do plano Pro, o qual dispõe de todas as funcionalidades do produto (contratando o software por 1 mês, todas as funcionalidades também estão incluídas e é possível utilizar o Slide em vários eventos no período).

Escolha o nome do seu evento e a hashtag que será monitorada. Importante: o Instagram não especifica quais caracteres são aceitos; antes de escolher sua hashtag, certifique-se de que ela seja válida. O Slide pode, de tempos em tempos, mostrar na tela um aviso para os convidados publicarem fotos/vídeos no Instagram com a hashtag escolhida; escolha a melhor configuração de acordo com a sua necessidade.

No campo seguinte você informa de quantas em quantas fotos deve ser exibida a chamada que avisa os convidados sobre a hashtag que está sendo monitorada.

Depois, especifique o dia e horário de início de captura das fotos. Por exemplo, imagine que um casamento teve a cerimônia na igreja às 18h, mas a festa, onde o slideshow estará rodando, será às 21h. Na configuração, você pode dizer que quer capturar fotos publicadas a partir das 18h daquele dia, incluindo assim as postagens que os convidados fizeram da cerimônia também.

Você também pode escolher se o texto que foi publicado junto com a foto/vídeo (legenda) deverá ser mostrado com a respectiva mídia.

Configure a cor da legenda e dos textos que aparecerão no Slide assim como a cor de fundo. Isso depende da identidade visual da sua marca ou do seu evento. Caso queira, você pode inserir uma imagem (pode ser um logotipo, uma fotografia ou alguma outra arte específica) que será exibida a cada slide.

Você pode querer, também, moderar as fotos que são publicadas no Instagram e exibir no Slide somente fotos/vídeos que não contenham conteúdo abusivo ou impróprio. No campo ‘Moderação’ existem duas opções: blacklist e whitelist. No modo blacklist, todas as mídias são liberadas por padrão e cabe ao moderador bloquear aquelas que achar impróprias (ou seja, neste caso, existe o risco de uma foto/vídeo impróprio aparecer no Slide antes da atuação do moderador; por outro lado, não é necessário liberar cada mídia individualmente). Já no modo whitelist, todas as mídias são bloqueadas por padrão e cabe ao moderador liberá-las (ou seja, neste caso, não há o risco de uma foto/vídeo impróprio aparecer no Slide antes da atuação do moderador; por outro lado, cada mídia deve ser liberada individualmente para poder aparecer no Slide).

Por fim, você pode fazer o upload de banners personalizados que serão mostrados de tempos em tempos. Os banners podem ser imagens em formato PNG, JPG ou animação GIF.

Licenças e pagamentos

Para quem possui um plano mensal, semestral ou anual

Contratando o Fottorama Slide por 1 mês, 1 semestre ou 1 ano (veja página de preços), você terá direito a duas licenças, ou seja, pode fazer até dois eventos ao mesmo tempo. Nestes casos, ao finalizar a criação do seu evento ele já estará disponível para uso se não houver outros dois evento ativos no mesmo momento.

Caso todas suas licenças estejam em uso, você pode finalizar algum evento ativo e assim liberar uma delas para este novo evento. Outras opções são: acessar sua conta e adicionar mais um par de licenças (terá 50% de desconto em relação ao preço de tabela), ou realizar uma compra avulsa somente para o evento que exceda as licenças disponíveis naquele dia e horário.

Para quem está contratando pontualmente

Ao finalizar a configuração do evento, será gerada uma cobrança. Para poder iniciar seu Slide, será preciso, primeiro, realizar o pagamento. Você pode acessar a cobrança tanto pelo botão ‘Pagar agora’ quanto no e-mail que receberá.

Meus eventos

Ao clicar no item ‘Eventos’ no menu à esquerda, você terá um panorama geral de todos os seus eventos. Você conseguirá ver os planos de cada um deles e seu status, se ele ainda não foi iniciado, se ele está ativo no momento (ou seja, iniciado) ou se ele já foi finalizado.

Testando, iniciando e finalizando um evento

Selecione seu evento, clique em ‘Ações’ e depois ‘Slideshow’. Você será redirecionado para seu Slideshow em modo teste, que serve para você verificar se foi tudo configurado corretamente. Neste modo, somente um número limitado de fotos/vídeos são exibidos. Veja o exemplo abaixo.

Se estiver tudo ok, no menu à direita, você poderá clicar em ‘Iniciar slideshow’ para começar seu evento. Atenção: esta ação não poderá ser desfeita. Ao clicar em ‘Iniciar slideshow’, o tempo do seu evento começará a ser contabilizado. Note, na imagem abaixo, que o tempo já está sendo contabilizado.

Caso queira finalizar seu evento, você pode clicar em ‘Finalizar slideshow’. Atenção: esta ação não poderá ser desfeita. Uma vez finalizado, ele não poderá ser reiniciado. Finalizar um evento é útil para usuários que possuem licenças mensais, semestrais ou anuais e precisam liberar alguma delas para poder iniciar um novo evento.

Entendendo os elementos do Slide

  1. Logo a ser exibido junto com cada foto/vídeo
  2. Foto/vídeo publicado no Instagram com a hashtag monitorada
  3. Legenda (texto) publicado junto com a foto/vídeo
  4. Nome do usuário que publicou a foto/vídeo
  5. Aviso sobre a hashtag monitorada
  6. Banner personalizado




 

Moderação

Para pode moderar as fotos/vídeos que são exibidos em seu Slide, selecione seu evento, clique em ‘Ações’ e depois ‘Moderação’. Aqui, você pode aprovar ou rejeitar uma mídia à medida que elas forem sendo capturadas.

Galeria

A galeria mostra todas as fotos que foram capturadas em um determinado evento. Para acessá-la, selecione seu evento, clique em ‘Ações’ e depois ‘Galeria’.

Este artigo foi útil?