Como configurar envio de fotos para o Facebook

Para enviar as fotos tiradas pelo software Fottorama para o Facebook, será preciso:

  1. Criar e configurar um novo evento em booth.fottorama.com.br
  2. Configurar o software local para usar o evento criado e configurado no passo anterior

Criando um evento em booth.fottorama.com.br

  • Acesse booth.fottorama.com.br e faça o login com suas credenciais Fottorama.
  • Após realizar o login, clique no botão Criar novo evento:

Preencha o formulário com o nome e a data do evento e clique em Criar evento.

Criado o evento, você será direcionado para a página que contém os detalhes do evento criado. Repare que nesta página existe uma opção chamada PUBLICAÇÃO NO FACEBOOK, que estará desativada. Clique no botão Editar para configurar a publicação no Facebook:

Agora, você encontrará um menu com duas opções:

  1. Uma para configurar a publicação em sua conta (página ou perfil) do Facebook.
  2. Outra para configurar a publicação em contas de terceiros (ex: algum cliente que gostaria que as fotos tiradas no evento fossem publicadas em seu perfil ou página):

Configurando publicação em minha conta

Ao clicar em Configurar publicação em minha conta, você poderá configurar uma nova publicação ou, caso já exista uma publicação configurada para sua conta, editá-la.

Você será direcionado para a tela de login do Facebook sempre que ainda não estiver logado em sua conta do Facebook no navegador que estiver usando. Se já estiver logado, esta etapa é pulada:

Após realizar o login, você deverá autorizar o aplicativo do Fottorama no Facebook.

Primeiro, precisamos sua permissão para poder acessar suas fotos. Essa permissão é concedida ao clicar no botão azul para continuar.

Depois, precisamos de sua permissão para poder publicar fotos. Clique em OK para conceder esta permissão.

Por fim, para podermos publicar fotos nas páginas das quais você é administrador ou editor, precisamos de sua permissão para gerenciá-las. Essa permissão é concedida clicando em OK.

Uma vez que o aplicativo Fottorama for autorizado e todas as permissões forem concedidas, essas telas não mais aparecerão quando for configurar um próximo evento. Você só precisará repetir esse processo caso remova o aplicativo Fottorama da sua lista de aplicativos autorizados ou remova alguma das permissões que precisamos para publicar as fotos. Finalizado esse processo, você será direcionado para a página de configuração da publicação no Facebook.

Nesta página, preencha o nome e a descrição do álbum a ser criado no Facebook. Caso queira que as fotos sejam publicadas em seu perfil pessoal, habilite o botão correspondente. Caso você seja administrador ou editor de alguma página do Facebook, você poderá selecioná-las para que as fotos também sejam publicadas nelas. Feita a configuração, clique em Salvar.

Essa configuração só terá efeito caso a publicação no perfil ou a publicação em alguma das suas páginas seja habilitada:

Configurando publicação em conta de terceiros

Ao clicar em Configurar publicação em conta de terceiros, será exibido um pop-up com o link que você deverá enviar para a pessoa realizar a configuração de publicação em seu perfil ou páginas.

Clique no botão Copiar para copiar o endereço para a área de transferência e depois clique em OK. Envie o link para a pessoa da forma que achar mais conveniente (e-mail, whatsapp, etc):

Validando as configurações antes do evento

É importante, antes da realização do evento, verificar se as configurações realizas por você e por terceiros ainda estão válidas. Isso porque pode acontecer do Facebook invalidar os tokens de acesso que o aplicativo Fottorama recebe na hora em que um usuário faz o processo de autorização e usa para poder publicar as fotos.

Um token pode se tornar inválido por ter expirado (emitido há mais de 2 meses), pelo fato do usuário ter removido o aplicativo Fottorama da sua lista de aplicativos autorizados ou removido alguma das permissões que precisamos para publicar as fotos.

Para verificar se as configurações realizadas para o evento estão válidas, clique no botão Validar publicações configuradas. Uma série de testes serão executados:

Ao término dos testes, se tudo estiver válido, aparecerá a janela abaixo:

 

Caso contrário, uma lista com os problemas aparecerão na janela. No exemplo a seguir, podemos ver que o sistema não conseguiu publicar no perfil de uma determinada pessoa. A lista de problema também pode incluir a impossibilidade de publicar na página de uma determinada pessoa.

Para resolver os problemas, precisamos refazer as configurações. Se o problema for no seu perfil ou em alguma de suas páginas, basta clicar em Configurar publicação em minha conta e refazer o processo.

Já no caso do problema ter sido em um perfil ou página de terceiro, você precisará pedir para a pessoa refazer o procedimento através do mesmo link que ela já havia recebido. Uma vez refeitos os procedimentos, verifique se todas as configurações estão agora válidas.

Configurando o software local

IMPORTANTE: Note que essa etapa deve ser feita sempre antes de tirar as fotos. Caso a configuração seja feita depois, as fotos não serão enviadas, pois não estarão relacionadas com o evento correto.

Primeiro, faça Login normalmente no Booth desktop.

Depois, na página de configurações, vá até o Envio para Facebook e clique em Configurar:

Depois, os eventos serão listados e você deverá Ativar o Envio para Facebook, selecionar o evento e depois clicar em Salvar.

  • Caso você faça alguma alteração na configuração na Web, clique no botão Atualizar.
  • Utilize o botão Criar Evento caso não tenha configurado nenhum anteriormente.

Após clicar em Salvar, a sua configuração aparecerá da seguinte forma e o seu evento estará pronto para enviar fotos para o Facebook!

Caso você não tenha internet no momento, não se preocupe, as suas fotos serão enviadas assim que você tiver conexão. Só será preciso manter a mesma configuração.

Este artigo foi útil?